sexta-feira, 11 de março de 2011

AS CLASSES SÓCIAS E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

AS CLASSES SÓCIAS E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

AS CLASSES SÓCIAS
Segundo a óptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla directa ou indirectamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração.

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

Conceito de Estratificação Social
A estratificação social consiste na separação da sociedade em grupos de indivíduos (estratos sociais) que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc. A estratificação expressa desigualdades.
A estratificação social esteve presente desde os primórdios da civilização mas mudou de forma. O advento do capitalismo e sobretudo a revolução industrial transformou os sistemas económicos e a sociedade, com o surgimento da sociedade de classes e da desigualdade entre classes.

Perspectiva Teórica da Estratificação Social

É o agrupamento dos membros de uma sociedade em camadas ou estratos super postos e hierarquizados segundo algum critério de importância sociológica.

Praticamente todas as sociedades desenvolvem sistemas de relações hierárquicas ou estratificação social. Se não existisse estratificação em uma sociedade, esta, necessariamente, possuiria uma população pequena e homogénea. Suas ocupações seriam de tal natureza, que não existiria qualquer divisão de trabalho, nem haveria competição, nem conflito. É difícil imaginar uma sociedade que atenda a estas condições, a não ser em circunstâncias muito incomuns ou realmente primitivas. Uma sociedade mal consegue durar sem uma divisão de suas funções sociais. (...)


ass: Fábio wagner

para mais conteudo contacta-me 926-45-71-50 

2 comentários:

Anónimo disse...

Valeu pela ajuda ... o voxo w me ajudou mto.....

Anónimo disse...

Valeu pela ajuda ... o voxo w me ajudou mto.....